Vamos cuidar da nossa imunidade
Nossas portas estão fechadas, mas nós estamos aqui por você.
Neste momento, como serviço médico que prestamos, queremos transmitir informações sobre cuidados e prevenção, pois nossa maior preocupação é com a saúde e bem-estar de todos.
Veja o que pode interferir na nossa IMUNIDADE e como podemos reforçá-la:
1. Evite o medo e o pânico: eles causam ansiedade, que aumenta a produção de cortisol e outras substâncias depressoras da imunidade. Não exponha-se em excesso à mídias e noticiários, reserve apenas um horário por dia para manter-se atualizado sobre os fatos. Ocupe sua mente com informações positivas ou distraia-se com outros assuntos.
2. Reduza a ansiedade: A maneira mais prática, rápida, eficaz e sem efeitos colaterais para se reduzir a ansiedade é a respiração controlada. Pratique-a muitas vezes por dia: sente-se com as costas retas, feche olhos e boca, respire lenta, suave e o mais profundamente possível por alguns minutos, com total atenção na entrada e na saída do ar. Além de sua ação ansiolítica instantânea e poderosa, a respiração controlada aumenta substancialmente a oxigenação do organismo e, em consequência, melhora o funcionamento de todas as células, inclusive as do sistema imunitário.
3. Mantenha seu sono regular: basta uma noite mal dormida (quantidade ou qualidade) para prejudicar a imunidade. Se você tem dificuldade para dormir adote medidas de higiene do sono. Evite expor-se a luz do computador ou dos smartphones a noite. Evite tomar chimarrão, café ou outras bebidas estimulantes em excesso, restrinja seu consumo pelo período da manhã. Faça refeições leves à noite e tome chás calmantes (como camomila e erva-doce). Se ainda assim tiver dificuldade para dormir, faça exercícios de respiração controlada.
4. Hidrate-se adequadamente: Entre 55% e 60% de nosso corpo é constituído por água. Ela é essencial para o funcionamento de todas as células e órgãos, inclusive os responsáveis pela defesa contra agentes infecciosos. Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, comprometendo as funções do sistema imunitário. Recomenda-se ingesta de água pura ou água com limão, em volumes de 2,0 litros/dia (mulheres) e 2,5 litros/dia (homens), ou cerca de 30 ml/kg/dia. A hidratação cuidadosa é especialmente importante nos idosos já que nesta população a sensação de sede está diminuída. Seja rigoroso, mantenha sua garrafinha de água ao seu lado e controle o volume ingerido.
5. Reduza o consumo de álcool, tabaco e drogas: todos podem comprometer a imunidade.
6. Mantenha uma alimentação saudável: incluia na sua rotina alimentos que têm efeitos fortalecedores da imunidade e da atividade antimicrobiana, como limão, cúrcuma (açafrão), gengibre, açaí, linhaça, brócolis, aveia, uva tinta, mel e Kefir.
7.Mantenha pensamentos positivos: uma atitude otimista pode influenciar muito a resistência do organismo às doenças. Longos períodos de irritação e melancolia influenciam a secreção de alguns hormônios, com aumento da produção de cortisona, que é um hormônio imunossupressor, ou seja, que diminui a ação do sistema imunológico.
Temos certeza que em breve estaremos com nossas rotinas normalizadas, ainda mais fortes e encorajados para seguir em frente!
Fiquem todos bem!
Um carinhoso abraço,
Dra Fabíola Kleinert e Equipe Medspa
*Todas as medidas aqui propostas têm base científica comprovada como influenciadores do sistema imunológico, são isentas de efeitos colaterais, desde que adotadas com sensatez.